Alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas.
Nunca antes na história do Brasil foi tão urgente a busca por fontes alternativas de energia elétrica e você, muito com certeza, já deve ter escutado alguma notícia sobre a energia solar residencial ou energia solar fotovoltaica para residências, seja na internet de forma geral, ou através de mídias tradicionais como televisão e rádio.
O fato é que esse sistema de geração de energia limpa e sustentável vem ganhando forte popularidade entre os moradores de residências devido a sua praticidade, durabilidade e a taxa de economia elétrica que pode chegar até 95% do valor pago atualmente.
Um exemplo disso é que a produção de energia elétrica através dos painéis solares fotovoltaicos aumentaram em torno de 30% no último ano, em relação a 2020! Foi um crescimento maior que o da geração de energia eólica, por exemplo, é muito maior que a geração nas usinas hidrelétricas, que fecharam o ano com uma baixa de 8,8% em relação a 2020.
Outra estatística incontestável é que, de acordo com a Aneel, já são mais de 1 milhão de consumidores de residências aproveitando todas as vantagens e a economia que o sistema de energia solar residencial oferece. O estado líder em consumo de energia solar para residências é o de Minas Gerais, com 176 mil unidades consumidoras, seguido do estado de São Paulo com 150 mil novas residências, e na terceira posição com 139 mil residências vem o estado do Rio Grande do Sul.
E com a aprovação do marco legal da geração distribuída de energia, a tendência é que estes números continuem crescendo em 2022, devido a maior segurança jurídica do mercado que a nova lei oferece ao mercado.
O marco legal da lei 14.330 regula a geração distribuída que é aquele em que a energia gerada pelo sistema solar fotovoltaico é compartilhada com a rede elétrica local, resultando em descontos nas contas de luz. Essa nova lei permite que quem já possui, ou quem deseja contratar um sistema de energia solar fotovoltaico em 2022 possa usufruir por mais 25 anos dos atuais benefícios concedidos pela Aneel. Os benefícios envolvem subsídios do governo que mantém as tarifas para manutenção das redes em um valor fixo. Ou seja, a tendência é que o custo para quem optar por investir em energia solar nos próximos anos aumente.
Outro fator não menos relevante para o aumento da procura por projetos de energia solar residencial é o aumento do número empresas de financiamento com linhas de crédito com benefícios e vantagens exclusivas que desde taxas diferenciadas do mercado até carência que variam de 120 à 180 dias para começar a pagar pelo seu sistema de energia solar para residências.
Com o aumento da procura, também surgem inúmeras dúvidas a respeito do tema! E para acabar de vez com esses questionamentos, a equipe da GDF Solar decidiu escrever este artigo com o objetivo de elucidar algumas dúvidas e passar um panorama geral sobre as etapas que envolvem a contratação de um projeto de energia solar fotovoltaica para residências! Fique conosco até o final.
A energia solar residencial, assim como a sistemas de energia solar para indústrias ou propriedades rurais, trata-se da instalação de placas solares ou placas fotovoltaicas, normalmente, instaladas no telhado ou fachadas das residências com o objetivo de captar a luz solar.
A grande diferença de projetos de energia solar residencial para os estabelecimentos comerciais ou indústrias é a potência de geração energética do sistema.
Enquanto que as empresas precisam de uma grande quantidade de potência energética para manterem máquinas e dispositivos operando, as casas de forma geral utilizam uma potência menor e o consumo é bem menor também.
O funcionamento também é similar, ou seja, uma vez captada a energia do sol através dos painéis solares, essa passa por um equipamento chamado de inversor solar que é utilizado para converter a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares ou painéis fotovoltaicos em corrente alternada (CA), que é o padrão utilizado pelas concessionárias de energia elétrica para casas e residências.
A GDF Solar, por exemplo, tem uma unidade que cuida especificamente de projetos para casas e residências onde os projetos são calculados de acordo com a demanda e histórico de consumo, tipo de instalação, irradiação solar da região, área útil para instalação das placas, entre outros.
Quando um cliente entra em contato com a GDF Solar buscando uma orientação ou cotação de projeto de energia solar residencial, a primeira providência a ser tomada pelo time de projetos é solicitar que o cliente faça uma simulação em nossos sistemas.
Dentro da nossa estrutura de projeto essa é a primeira etapa, além disso, como nós da GDF Solar sempre prezamos pela transparência dos nossos produtos e serviços, entendemos que a simulação é a forma mais adequada, clara e objetiva do cliente entender qual será o tamanho da sua economia ao contratar um projeto da GDF Solar.
Ao acessar o site da GDF Solar e clicar no botão simulação, você será direcionado para a tela apresentada abaixo.
Os campos nome, e-mail e telefone são as informações básicas de contato e serão utilizadas pela nossa equipe para dar total suporte ao solicitante;
As informações de média mensal de consumo, preço do KWh e padrão de entrada são facilmente encontradas na sua conta de energia elétrica e servem para que nossa equipe calcule a sua demanda de energia elétrica e dessa forma, dimensione o projeto de forma adequada.
Informações como estado e cidade de instalação do sistema de energia solar residencial são super importantes pois são com base nessas informações que estimamos a Irradiação Solar Média. Essa informação juntamente com a demanda de energia elétrica são os dois pilares de uma simulação bem feita.
Outros fatores também são considerados ao se dimensionar um projeto de energia solar residencial e consequentemente, definir todos os custos do projeto, são eles:
O sistema de energia solar residencial deve ser encarado como um investimento a médio prazo, visto que ele se paga entre três a cinco anos de uso.
Já escrevemos no artigo Vantagens da Energia Solar em 2022 que a economia na conta de energia elétrica pode chegar a 95% do valor atual. Também escrevemos que casas adaptadas com projetos de energia solar residencial valorizaram em torno de 10% em 2021. Redução de custo, valorização do imóvel atrelados a uma durabilidade média do sistema de 25 anos fazem com que este sistema seja viável economicamente e muito bem aceito para famílias brasileiras.
Está buscando uma empresa de energia solar altamente qualificada em projetos sob demanda para residências? Venha para a GDF Solar e se surpreenda!
Temos um dos melhores pós-venda do mercado e prestamos todo o suporte desde a simulação até a instalação do sistema na sua residência. Entregamos o projeto homologado e funcionando!
GDF Solar © 2022. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por mudando os planos